Princípios

A abordagem complexa dos saberes locais, isto é, das compreensões e práticas distintas sobre o mundo natural , emerge do contexto de crise paradigmática da ciência moderna e da necessidade de abertura ao diálogo com outros saberes. Incluímos nessa categoria o patrimônio material e imaterial de coletividades que, desde seus territórios, buscam resistir e reafirmar suas identidades frente à modernização e racionalização de suas realidades . Parte-se, portanto, da necessidade de abertura ao diálogo com outros saberes; a abordagem complexa, nesses termos, deve possibilitar a compreensão do saberes locais sobre o mundo natural apoiando-se em na união de métodos e técnicas oriundos de outros ramos científicos (da psicologia, da antropologia, da sociologia, da linguística, da ecologia, da geografia, etc.) de forma a permitir a interpretação das narrativas (da ciência e dos sabres locais) acerca da subjetividades dos fenômenos espacial (o território da comunidade) e temporal (o tempo social e biológico) que configuram a sociobiodiversidade de territórios tradicionais e alternativos.

segunda-feira, 27 de março de 2017

INTERCONEXÕES APRESENTA PROJETO SELO DA AGROFLORESTA FAXINALENSE NA COMUNIDADE FAXINALENSE SETE SALTOS DE BAIXO

No dia 25 de março de 2017 o Grupo Interconexões (os professores Nicolas Floriani, Tiago Augusto Barbosa, Sandra Engelmann, a eng. agrônoma Andrea Mayer Veiga, a geógrafa Adelita Stanisky, a pedagoga Franciele Moreto e as graduandas Samara Moleta, Miriane Serrato, Ariadne Alves) e os parceiros do projeto, representantes da CASLA-CEPIAL (Dr. Gladys de Souza Sanchez e o Advogado Emerson Hideki Handa), Made-UFPR (Prof. Dr. Dimas Floriani) visitaram o Faxinal Sete Saltos de Baixo.  Este momento muito importante proporcionou conhecer a espacialidade e as especificidades  culturais de sua agrofloresta.


No dia seguinte, 26 de março de 2017, com a importante interlocução das faxinalenses Marilei Ferreira e Marli Chagas, a equipe do Projeto Selo Socioambiental dos Produtos da Agrofloresta Faxinalense apresenta a proposta para a comunidade. Aproximadamente 30 moradores participaram da reunião e ouviram atentos os objetivos, etapas e a proposta de empoderamento jurídico e cultural e da capacitação sociotécnica; buscando esclarecer as dúvidas, os integrantes do projeto expressaram suas opiniões a respeito da importância da união dos moradores para a manutenção de suas tradições e de seu território.














Após este momento de diálogo e esclarecimentos a comunidade firmou acordo com a equipe do INTER ao assinar a carta de anuência, consolidando suas participações frente aos objetivos e futuras atividades para a criação e implementação do Selo Socioambiental. 





Adelita Staniski

Nenhum comentário:

Postar um comentário